Se fala muito de taxa de conversão nas vendas online. Mas existem diferentes tipos de taxa de conversão, em particular no segmento das vendas recorrentes.
Quando se fala de recorrência e conversão de pagamento, é importante separar as vendas em duas categorias:
– As inscrições (e vendas avulsas), quando há envolvimento do pagador. Por ter interação, o êxito depende de mais fatores:
– As cobranças posteriores, cujo processamento é automatizado. Nesse caso, o resultado depende muito mais da performance da solução técnica (mesmo se as características econômicas do assinante também contam).
Vamos focar aqui apenas nesta segunda categoria, das cobranças, após a inscrição.
A proporção de pagamentos autorizados na primeira transação indica principalmente a solvabilidade e sofisticação do público, ou seja, se o consumidor já é calejado de fazer compras e assinaturas online e assim aponta seu perfil de compras no seu banco, sua propensão a ter limite disponível e o uso de um cartão virtual especificamente destinado a pagamentos recorrentes, para citar alguns exemplos.
Quando há recusa na primeira tentativa, existe o potencial de recuperação da venda. Essa capacidade de recuperar as vendas, através de retentativas configuradas na régua de cobrança, provém da solução técnica:
Não é raro conseguir até 20 pontos de conversão suplementar graças a retentativas automáticas, ou seja, sem intervenção do time de vendas ou atendimento ao cliente, um comércio pode ver sua conversão subir de 70% para 90%!
Especialmente na primeira cobrança após a inscrição, o banco emissor do cartão tende a elevar o nível de suspeitapelo fato da transação ser realizada sem apresentação do CVV. Este código digitado pelo consumidor na inscrição não pode ser armazenado por ninguém na indústria e portanto não acompanha os dados de pagamento nas transações posteriores.
A ausência do CVV é característica de pagamentos sem a presença do portador do cartão, seja na situação de assinatura ou compra em um clique. As plataformas mais sofisticadas como a Cyclopay enviam informações complementar para indicar ao banco que se trata de uma transação de assinatura, justificando assim a ausência do CVV e obtendo em troca um melhor índice de aprovação.
Em relação à medição de conversão, existe um outro ponto muitas vezes esquecido: o caso dos reembolsos. O objetivo de monitorar a taxa de conversão é obter pontos percentuais aqui e ali em busca de progressos. Quando o quesito é conversão de pagamento, as vendas canceladas devem ser incluídas nas estatísticas de performance como pagas. Afinal, o pagamento original ocorreu com sucesso.
Os reembolsos refletem algum problema operacional ou uma insatisfação com o serviço prestado. Não devem poluir as estatísticas de pagamento destinadas a avaliar a eficiência da promoção comercial, da UX no pagamento e da plataforma de pagamento no back end.
O gestor que segue um propósito comercial deve ficar atento ao percentual das vendas pagas. A quantidade de vendas pagas e canceladas no período / quantidade de vendas total.
Obs.: Independente da quantidade de tentativas.
É o principal indicador de receitas.
Ao usar a Cyclopay, desconsiderar as retentativas é ainda mais pertinente, uma vez que as transações recusadas não são cobradas. Logo, esta métrica não impacta os custos do EC, e o seu resultado operacional não é prejudicado.
Esse indicador de conversão reflete vários aspectos do negócio:
Obs.: Não reflete eventuais atrasos de pagamento, portanto o gestor deve considerar uma margem de erro também nos prazos.
Dentre as vendas pagas, é interessante medir a proporção de vendas “recuperadas”, ou seja, vendas que registraram um atraso, tiveram um pagamento após o vencimento. Porém, graças à régua de cobrança, foram reintegradas.
Este índice ilustra o principal benefício financeiro e de marketing da plataforma de gestão de vendas recorrentes:
É interessante observar qual é a proporção de:
Uma avaliação mais minuciosa levará a investigar por tíquete médio, bandeira, emissor, adquirente etc.
Desvios significativos em relação ao comportamento esperado ou à média podem sinalizar questões processuais passíveis de melhoria.
Exemplos de insight:
Um prazo de atraso de 1 a 2 dias no boleto e Pix pode indicar uma má comunicação das faturas com os títulos. O envio de aviso por WhatsApp ameniza as ocorrências de e-mails parados na caixa de spam.
Uma quantidade anormalmente elevada de retentativas (com sucesso) no cartão no segundo vencimento, pode traduzir a necessidade de orientar os assinantes a cadastrarem um cartão virtual com a funcionalidade recorrente. Não são raros os assinantes desatentos que cadastram um cartão avulso e irão receber um SMS avisando sobre a recusa do próximo débito.
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.
Assinada com sucesso
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.
Assinada com sucesso
Copyright © Cyclopay. All rights reserved. VERIPAG SISTEMAS DE PAGAMENTOS LTDA - CNPJ: 29.245.476/0001-74 - Grupo Lyra Brasil