Mercado

Gestão financeira nas academias: como ter ótimos resultados?

23 de agosto de 2022

Gestão financeira nas academias: como ter ótimos resultados?

Para quem pensa que fazer uma gestão financeira eficiente nas academias é difícil, aqui está um conteúdo que ensina o passo a passo para obter os melhores resultados. Confira.

Sumário

Gestão financeira nas academias

Como fazer a gestão financeira nas academias?

Com a concorrência cada dia mais acirrada e as restrições no orçamento, as pessoas estão buscando opções que ofereçam uma boa relação custo-benefício. Para isso é essencial realizar uma boa gestão financeira nas academias para sobreviver no mercado e conseguir o perfeito equilíbrio nas contas.

O primeiro passo de um bom gestor é fazer um completo e minucioso planejamento financeiro. Descreva detalhadamente a sua estratégia para atrair e reter clientes, além dos diferenciais que sua academia possui e que podem ser explorados em comunicações específicas com o seu público.

Além disso, dedique tempo para descrever os recursos financeiros e humanos disponíveis, assim como a sua receita e os gastos. Esse cuidado permite avaliar friamente as finanças para alcançar a estabilidade nas operações e, consequentemente, a rentabilidade.

Gestão financeira nas academias

Busque ferramentas que façam uma boa gestão financeira nas academias

Um recurso importante e que ajuda neste processo de planejamento e controle de despesas é informatizar a gestão. Existem no mercado centenas de soluções e ferramentas que permitem não apenas gerir os recursos financeiros e internos, mas também o relacionamento com seus clientes.

De forma prática, a gestão financeira nas academias permite controlar com mais eficiência o seu fluxo de caixa, permitindo criar indicadores que considerem as variações de receita de acordo com a sazonalidade.

Por exemplo: no inverno, as pessoas tendem a abandonar as atividades físicas na academia? Se sim, você consegue programar ofertas que possam retê-las. Se no verão houver uma procura maior, veja a possibilidade de criar planos anuais que fidelizam esse cliente por todo o ano. Essas análises são possíveis com a ajuda de um sistema informatizado de controle financeiro.
Vale lembrar que a automatização de processos rotineiros é muito importante porque libera o gestor para administrar melhor o seu tempo e voltar a sua atenção para os aspectos mais estratégicos da administração financeira.

Dessa forma, ele fica livre para planejar como melhorar o fluxo a curto, médio e longo prazo, criando ofertas e promoções que impactem positivamente o caixa da empresa.

Gestão financeira nas academias

Observe quatro erros comuns na gestão financeira nas academias e veja como evitá-los

  1. Não ter um fluxo de caixa na academia – sem dúvida, essa é a principal e mais eficiente forma de controlar a entrada e saída de recursos da sua empresa. Mas também é a chave para verificar como anda a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é tão importante controlar o fluxo de caixa — tanto para criar metas de crescimento, como para corrigir problemas que comprometam os rendimentos do negócio e atrapalhem a gestão financeira nas academias.
  2. Ignorar a inadimplência – quando a receita não entra no caixa da empresa, um sinal de alerta se acende. Sem dinheiro, é praticamente impossível manter em dia o pagamento de contas, salários e despesas. Portanto, fique atento para que a inadimplência no seu negócio não aumente de forma repentina e muito rápida. A inadimplência também pode fazer com que o crescimento em vendas não se traduza no caixa, criando ainda mais surpresas. Quem olha apenas para as vendas ou para o churn (métrica usada para calcular a taxa de cancelamento ou desistência dos clientes) pode concluir erroneamente que a empresa está bem financeiramente e na verdade não está.
  3. Misturar finanças pessoais com as da empresa – não existe erro mais comum de gestores menos experientes do que misturar as duas contas. Em geral, o empresário, que também é dono da academia, usa recursos da empresa para pagar contas pessoais e isso pode comprometer a viabilidade financeira dos negócios. O mais indicado é estabelecer uma retirada mensal para uso do proprietário e respeitar o restante do valor como caixa da empresa. E, preferencialmente, manter contas correntes separadas.
  4. Não manter um rigoroso controle dos gastos – planilhas de custos existem para serem atualizadas constantemente, especialmente a cada pagamento que entra ou despesa paga. Um erro comum muito frequente, é criar uma planilha e não preenchê-la corretamente. Quando você tem todos os dados ao alcance das mãos, consegue controlar melhor o dinheiro da empresa e tomar decisões mais acertadas e no tempo certo.

Gestão financeira nas academias

Afinal, por que é tão importante fazer a gestão financeira nas academias?

É inegável que o mercado do fitness no Brasil é um dos mais promissores que existem. Em faturamento, é o terceiro maior das Américas, perdendo apenas para Estados Unidos e Canadá, de acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).

Portanto, mesmo diante do enorme potencial do mercado, para ter sucesso na gestão financeira para academias, é necessário e realmente importante elaborar práticas que o ajudem a fazer um bom controle financeiro. Veja como:

  • Conheça o seu negócio a fundo e todas as operações inerentes a ele;
  • Elabore ações para atrair e reter clientes;
  • Tenha mais de um meio de pagamento para oferecer aos clientes;
  • Tendo mais de um meio de pagamento, fique atento ao custo de cada um, às taxas cobradas e ao prazo de recebimento;
  • Use a tecnologia como uma aliada;
  • Não descarte optar pelas vendas recorrentes para ter bons resultados na gestão financeira das academias.

Gestão financeira nas academias

Veja como o pagamento recorrente pode ser um excelente aliado do seu negócio na gestão financeira nas academias

O sistema de pagamentos recorrentes é uma tendência que ajuda a otimizar as vendas. Com isso, o gestor pode ter uma previsão mais acertada da sua receita no fim do mês. Alguns exemplos de negócios de pagamentos recorrentes bem-sucedidos são a Netflix, Amazon Prime, Globoplay, entre outros.

Pagamento recorrente, em resumo, é todo aquele que segue uma programação automática, seja semanal, mensal ou por um determinado período de tempo.
O que poucas pessoas sabem é que esse sistema de pagamento pode ser estendido para outros segmentos de negócios, não se restringindo aos canais de streaming. Um deles, sem dúvida, é o de academias.

Como a tendência é esse setor ganhar mais força agora que as pessoas retomam suas atividades, é importante contar com a recorrência para reduzir as chances de inadimplência na gestão financeira das academias.

Existem algumas dicas básicas que devem ser seguidas para ganhar eficiência nos pagamentos recorrentes, a principal é escolher bem a plataforma que vai contratar. Feito isso, preste atenção à segurança do sistema porque, a partir dele, será possível ter mais opções para customizar ofertas e serviços.

A recorrência, sem dúvida, pode ser também um fator de atração para muitos clientes, especialmente para os mais modernos e conectados, que não gostam de se preocupar em pagar mensalmente suas despesas. Esse tipo de consumidor prefere a facilidade de pagamento que a recorrência oferece. Por isso, é muito importante entender que o mercado mudou e o consumidor também, para planejar as ações e ofertas do seu negócio.

No mercado, existem opções mais seguras e descomplicadas para aderir aos pagamentos recorrentes. A Cyclopay, por exemplo, oferece toda a infraestrutura para você fazer uma gestão financeira da academia de forma eficiente que vai ajudar a atrair mais clientes e lucrar mais.

Conte com a expertise da Cyclopay para fazer o seu negócio ingressar no setor de recorrência de forma simples, rápida e eficaz.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados