Mercado

Dez negócios que mais se beneficiam com a recorrência

6 de junho de 2022

Um dos grandes segredos dos negócios que querem se destacar em seu segmento é optar pelo sistema de pagamentos recorrentes. Além de ajudar na otimização das vendas, a vantagem desse tipo de serviço é justamente a previsibilidade de receita.

Exemplos de negócios de pagamentos recorrentes bem-sucedidos não faltam. Grandes empresas como Netflix, Globo Play, Amazon Prime, só para citar três grandes exemplos, usam esse sistema com maestria. Mas as pequenas, como as academias de bairro, por exemplo, também podem se beneficiar.

Poucos gestores sabem, no entanto, que é possível levar para outros segmentos esse modelo de negócios que, na verdade, sempre existiu se considerarmos que todo serviço ou produto oferecido e consumido de forma contínua, por meio de planos, mensalidade ou assinatura, é recorrente. A seguir, você conhece alguns segmentos de negócios que se adaptam muito bem a essa estrutura. Confira os dez exemplos que separamos para orientar a sua decisão:

 

 

Educação – esse setor viveu um verdadeiro boom no auge da pandemia quando as pessoas com mais tempo decidiram investir em capacitação profissional e partiram para os cursos on-line, buscando conveniência e evitar o contágio. Como, invariavelmente, cursos, escolas e universidades cobram por meio de pagamentos mensais, esse segmento é ideal para a recorrência. E o motivo é bem claro: os pagamentos mensais podem ser programados no cartão de crédito, assim como a renovação das matrículas. Isso torna o negócio mais eficiente à medida que reduz a inadimplência.

 

 

Seguros de vida e de residência – este é outro nicho em que é possível aplicar o sistema de pagamentos recorrentes. Como existem vários tipos de plano que são contratados e há sistemas de pagamento mensais, a recorrência pode ajudar na otimização de vendas. Mais uma vez, programar o pagamento no cartão de crédito dá tranquilidade ao cliente, pois ele tem a certeza de que o débito será automatizado e ele não vai perder o benefício do seguro caso “se esqueça de pagar”. Nesse segmento, as opções são bem variadas porque já existem seguros de saúde, odontológicos e até seguro funeral.

 

 

Academias e escolas de esportes – esse segmento está voltando a ganhar força e se recuperar depois da pandemia, período no qual as pessoas abandonaram as aulas presenciais por receio de contágio. Além disso, muitos também deixaram de se exercitar e ganharam peso ou se tornaram mais sedentários. Portanto, o momento agora é propício para estimular a retomada das atividades físicas e esportivas. Com isso, é possível usar uma boa plataforma de pagamentos recorrentes para fazer promoções de produtos fitness também, além do pagamento de planos mensais ou anuais.

 

 

Clubes de livros – outro segmento que também cresceu com a pandemia, ganhando adeptos, foi o de clubes de livros. Alguns, como da Editora Intrínseca, registraram aumento de 117% entre os leitores. O serviço funciona de uma forma bem simples: o cliente paga um valor mensal e recebe um livro para ler por mês. A curadoria (escolha do título) é feita pelo próprio clube, mas respeita o gosto do leitor. Essa é uma forma excelente de manter o hábito da leitura em dia, sem precisar comprar um livro por mês. Os pagamentos recorrentes são excelente opção para pagar a mensalidade ou mesmo para usar nos planos semestrais e/ou anuais.

 

 

Assinatura de revistas e jornais – embora a internet tenha facilitado o consumo de conteúdo jornalístico, já que alguns sites deixam pelo menos uma parte do seu conteúdo aberto, ainda existem leitores que preferem manusear as folhas dos jornais e das revistas. Por isso, as empresas jornalísticas ainda mantêm programas de assinaturas para contemplá-los. Os modelos variam bastante — de opções mensais a semestrais e até anuais. A recorrência aqui é outra vantagem, com a possibilidade de oferecer materiais adicionais, como coleções e outros brindes exclusivos.

 

 

Pagamento de seguros – neste caso, é possível programar o pagamento das mensalidades da apólice com toda tranquilidade e segurança. O consumidor tem autonomia para suspender, encerrar e até pausar o contrato quando desejar. Além disso, podem ser oferecidos descontos especiais para planos diferenciados (trimestrais, semestrais, anuais) e também programar a multa em caso de atraso ou cancelamento do serviço. Uma dica aqui é ativar a renovação automática para os clientes que quiserem a comodidade e a segurança desse tipo de renovação de apólice.

 

 

Estacionamento – quem trabalha fora nas grandes cidades e precisa estacionar o carro, sabe a dificuldade de encontrar vagas a preço justo. Por isso, é muito bom e cômodo ser mensalista de um estacionamento de confiança. O valor acaba sendo diluído de acordo com a opção de plano que mais satisfaz às necessidades do cliente: semanal, mensal, semestral. Justamente na escolha do plano, é possível alcançar a otimização das vendas por meio de descontos progressivos ou outras vantagens de acordo com o tempo de relacionamento com a empresa.

 

 

Produtos de consumo frequente – aqui, mais uma vez, a lista de opções é gigantesca. Dos vinhos aos cafés especiais, passando pelas maquiagens e cervejas, tem um pouco de tudo. As pessoas querem cada vez mais comodidade e o fato de ter produtos de uso frequente entregues em casa faz muita diferença em tempos de tantas atividades e pouco tempo para compras. Sem falar que, nesse tipo de serviço, é muito comum receber de forma exclusiva um lançamento, por exemplo. As formas de pagamento também variam de acordo com o tipo de produto e a categoria, se é premium ou não. Essa solução é ideal para e-commerces que desejam oferecer negócios com pagamentos recorrentes.

 

Administradoras de condomínios – a ideia aqui é criar planos de assinatura para cada condomínio e automatizar a cobrança, como uma estratégia para reduzir a inadimplência. Por meio da recorrência, taxas extras e mensalidades podem ser debitadas do cartão de crédito dos condôminos, sem problemas. É possível até configurar a multa e os juros em caso de atraso, tudo dentro dos critérios de segurança e de eficiência da plataforma!

 

 

Pet Shop – considerado um dos mercados mais promissores que existe, o mercado de serviços para pets cresce ano a ano. Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), entre 2015 e 2019 o número de empresas nesse segmento aumentou 17%. Esse percentual não considera serviços veterinários, que respondem por 11,8% do faturamento do setor, ainda de acordo com o IPB. Portanto, quem tem um pet shop pode usar o pagamento recorrente, oferecendo pacotes mensais, semestrais ou anuais para os clientes, mediante bonificação em datas especiais, como no aniversário do pet e do tutor.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados